Microsoft XNA (sigla em inglês que significa XNA's Not Acronymed) é uma framework que serve para o desenvolvimento de jogos para PCs com Windows e para o console Xbox 360. Ele vem a ser um substituto ao Managed DirectX e pode ser baixado gratuitamente. A ferramenta foi anunciada no dia 24 de março de 2004 na Game Developers Conference em San José na California.
Fonte: Wikipédia
Para iniciar o desenvolvimento é necessário baixar e instalar os seguintes arquivos na ordem que precedem:
Executando um jogo de exemplo
Abra o Visual C# 2008 e crie um novo projeto.
- Escolha XNA Game Studio 3.1 em Tipos de projetos;
- Em modelos, clique em Platformer Starter Kit (3.1);
Pronto! Criado o jogo de exemplo, agora aperte F5 para executar.
Alterando o jogo de exemplo
No Gerenciador de Soluções (Ctrl+W+S) perceba que ele cria no projeto três plataformas (Windows, Xbox e Zune).
Expanda HightResolutionContent(Content) e Levels, assim como está na figura ao lado, agora dê dois cliques em 0.txt. Nesse arquivo estão os componentes das fases. O ponto (.) representa o cenário, o (G) os diamantes e o jogo da velha (#) os blocos.
Vamos colocar mais um bloco com diamantes para fazer a alteração do jogo.
Ficaria desta forma –>
Para imagens do jogo vá na pasta Tiles abra a figura, altere no seu editor e salve.
Existe a comunidade XNA Creators Club Online que oferece vários jogos para baixar e implementar seus códigos em cima, que são chamados de starter kits.
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