Estilo de Arquitetura – MVC

Aew galera tive que pesquisar e apresentar um trabalho sobre o Estilo de Arquitetura MVC na faculdade, o resultado vou passar aqui para quem quer ter uma visão geral sobre esse estilo.

Entendendo…

Estilo de arquitetura é a descrição dos tipos de componentes, dos padrões que fazem a interação entre eles e de suas restrições.

Os Estilos são agrupados as seguintes categorias:

Estrutura Geral: oferece decomposição controlada das tarefas em subtarefas cooperativas. (layers, pipes e filters, backboard)

Sistemas distribuídos: fornece uma completa estrutura para aplicações distribuídas. (Cliente-Servidor, 3 camadas, broker)

Sistemas Interativos: oferece suporte para sistemas que caracterizam-se como interação usuário-aplicação. (MVC e Presentation-Abstraction-Control)

Sistemas adaptáveis: oferece suporte para a extensão e adaptação de aplicações a tecnologias e mudanças de requisitos funcionais. (Reflection e Micro-núcleo)

Outros: (batch, interpreters, process control, rule-ba)

Bom, explicado por alto o que é Estilo de Arquitetura e como se dividem, vamos entender como o Estilo MVC funciona.

MVC   print do slide da apresentação

MVC ou VCM? Eu prefiro VCM, como está na figura acima mudei a ordem para um melhor entendimento. Então vamos lá...

VIEW(Visão): E aonde ficam a interface de interatividade com o usuário, no caso de uma aplicação web, paginas HTML, ASP, PHP entre outras.

CONTROLLER(Controle): Recebe o estimulo dado pela camada de VIEW (ex: clique no botão, seleção de item..) , envia ações para o MODEl e depois recebe o resultado do processamento no MODEL passando para a camada VIEW.

MODEL(Modelo): Aqui estão as regras de negocio da aplicação, assim como o acesso ao banco de dados feito pelo Controller. É chamado o coração da aplicação.

MVC_Fluxo

Em resumo a View envia estimulo para o Controller que envia para o Model. Que por sua vez processa-as e envia de volta para o Contoller que repassa para View.

Acho que deu pra ter uma noção de como funciona o estilo MVC com esse artigo. Estou aberto para discussões sobre o assunto. Coloquei um Wiget no lado direito superior para conversas instantâneas o “Converse com o aut0r”.

Usem a vontade! :)

Comentários

Postar um comentário