Café com Tapioca com Scala e Cloud Computing

logoTerça-feira, dia 5 de outubro tem café com tapioca, programa do Grupo de Usuários Java no Ceará (Cejug) que vai abordar os temas Scala e Cloud Computing com Édson Patrício e Dmitriy Setrakyan respectivamente.

 

Scala: Fazendo o simples ser fácil e o difícil possível

Falaremos sobre o que motivou o surgimento da linguagem Scala, quais suas bases, sobre o paradigma Objeto-funcional, um comparativo Java e Scala, as ferramentas de desenvolvimento e uma visão do futuro da linguagem.

Os participantes irão experimentar:
- Histórico;
- Paradigma Objeto-funcional;
- Fundamentos da linguagem;
- Scala vs Java;
- Estratégias de interoperabilidade e migração;
- Scala para o futuro.

Édson Patrício é desenvolvedor na Verde Tecnologia, produzindo software sempre com algum desafio tecnológico. Atua a mais 12 anos em empresas de Telecomunicações e Informática. Usando Linux desde 1995 e a admirável plataforma Java desde 2001, é entusiasta Scala e co-fundador do scala-br.

 

Computação nas nuvens com Scala e GridGain

O tema desta apresentação é sobre o uso de linguagem de programação Scala com o framework GridGain para fornecer uma plataforma de computação em nuvem simples e produtiva.

Boa parte da apresentação será dedicada à demonstração ao vivo de codificação de uma aplicação básica de MapReduce no Scala utilizando GridGain middleware. Toda a codificação durante a demonstração será feita ao vivo. Também sera mostrado uma visão geral dos conceitos de rede e computação em nuvem, bem como noção de aplicações nativas de Cloud. Breve introdução em linguagem Scala também serão fornecidas.

Dmitriy Setrakyan é atualmente gerente de operações de desenvolvimento de produtos da GridGain, tem mais de 12 anos de experiência que abrange todas as áreas de desenvolvimento de aplicações de software de design e arquitetura para a equipe de gestão e controle de qualidade. Sua experiência inclui arquitetura e liderança no desenvolvimento de plataformas de middleware distribuído, sistemas de negociação financeira e aplicações de CRM.

Data, Horário e Local

Data: 05 de Outubro de 2010
Horário: 19:00h às 22:00h
Local: FA7Mapa

Inscrições

Efetuar a inscrição e levar 1 kg de alimento não-perecível para ser doado a uma instituição de caridade.

Comentários