A Tecnologia Java

Linguagem

icon_java A linguagem OAK (posteriormente Java) iniciou-se em 1991 com o projeto chamado Project Green dentro da Sun Microsystems com 13 pessoas, tendo como mentores Patrick Naughton, Mike Sheridan e James Gosling. O objetivo era criar uma linguagem de programação orientada a objetos independente de plataforma que poderia ser utilizada em vários produtos eletrônicos como torradeiras e refrigeradores.

Em 1992 foi apresentado o primeiro projeto desenvolvido usando a linguagem, era um controle remoto com interface gráfica Duketouchscreen de nome *7 (StarSeven). No mesmo projeto nasceu o Duke, mascote da linguagem que foi usado como guia virtual no equipamento.

Java pode ser usado para criar todos os tipos de aplicações existentes, de programas I.A a programas para celulares.

Suas principais características são:

  • Orientação a objeto - Baseado no modelo de Smalltalk e Simula67;
  • Portabilidade - Independência de plataforma - "write once run anywhere";
  • Recursos de Rede - Possui extensa biblioteca de rotinas que facilitam a cooperação com protocolos TCP / IP, como HTTP e FTP;
  • Segurança - Pode executar programas via rede com restrições de execução;
  • Bytecode interpretado, ao invés de compilado.

Ambiente de desenvolvimento – JDK

Composto por:

  • Compilador;
  • Interpretador;
  • Gerador de documentação;
  • Ferramentas de empacotamento de classes;
  • Entre outros.

Ambiente de execução - JRE

Para a execução de uma aplicação Java é necessário:

JVM (Java Virtual Machine) - Programa que converte os bytecodes (.class) em código executável do sistema operacional nativo.

Biblioteca de classes – Biblioteca contendo praticamente o mesmo número de funções encontradas nos sistemas operacionais modernos. Carregada pela JVM e utilizada durante a execução de uma aplicação.

Fases do programa Java

O processo de desenvolvimento e execução de um programa em Java consiste nas seguintes etapas:

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  • Escrever o programa em um editor, gerando o arquivo de extensão .java.
  • Compilar esse programa no compilador Java, gerando o arquivo .class (bytecode).
  • Executar o programa no interpretador Java, gerando a saída do programa.
  • Plataformas

    Existem três plataformas principais que foram criadas para segmentos específicos de aplicações.

    JavaEditions 

    • JME (Java Micro Edition): Utilizada para o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis e embarcados.
    • JSE (Java Standard Edition): A base da plataforma, inclui o ambiente de execução e as bibliotecas comuns.
    • JEE (Java Enterprise Edition): Plataforma voltada para o desenvolvimento de aplicações corporativas e para internet.

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